160 anos de IPB

160 ANOS DE CUMPRIMENTO DA PALAVRA NO BRASIL

“Rendei graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei conhecidos, entre os povos os seus feitos” (Sl 105.1)

Em 18 de junho de 1859 embarcava para o Brasil o Rev. Ashbel Green Simonton, um jovem de 27 anos que decidira vir ao Brasil cumprir a missão de anunciar o Evangelho. Cerca de dois meses depois, em 12 de agosto de 1859, o Rev. Simonton desembarcava no Rio de Janeiro, então capital do país. Rev. Simonton foi quem trouxe para o Brasil a doutrina presbiteriana. Ele foi chamado por Deus para contar à nossa nação que Deus ama e escolhe os seus por meio de Jesus Cristo.

Hoje, passados 160 anos desta chegada, os presbiterianos estão presentes em quase todo o território nacional. Escolas, faculdades, hospitais, creches entre outros, fazem parte dos meios pelos quais os presbiterianos marcam sua presença na sociedade brasileira.

Mas o que tudo isso tem a nos dizer? Olhando para as Escrituras Sagradas, encontramos no Salmo 105 a expressão de gratidão que moveu o Rev. Simonton a anunciar o Evangelho e também deve nos mover a anunciar a todas as pessoas a mensagem da salvação. Se pensarmos nas barreiras enfrentadas pelos pioneiros, talvez nós não tivéssemos coragem de enfrentar uma missão como esta. Mas se pensarmos que estes homens e mulheres eram pessoas fiéis e tementes a Deus, veremos neles o exemplo de como enfrentar as dificuldades da nossa vida e anunciar o Evangelho com alegria e disposição. Que os exemplos do passado alimentem nossa fé hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *